A Enimpacto é oficialmente um projeto nacional de economia de impacto

Publicado em 24/10/2023
Card image cap

A Estratégia de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), estabelecida pelo governo federal brasileiro em 2017, é uma iniciativa que evoluiu para se tornar um ambicioso projeto nacional de economia de impacto. A Enimpacto será liderada por Lucas Ramalho Maciel, Rodrigo Rollemberg e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC.

A Enimpacto reflete uma nova visão de modelo econômico que incorpora responsabilidade social e ambiental buscando não apenas a geração de lucros, mas também a criação de impacto socioambiental positivo.

A estratégia é composta por cinco eixos, que estabelecem os princípios fundamentais para a expansão e consolidação da economia de impacto no Brasil. Esses eixos incluem a mobilização de capital para causar impacto, o aumento do número de negócios de impacto, o fortalecimento das organizações intermediárias, a promoção de um ambiente institucional e regulatório favorável à economia de impacto, bem como a articulação entre diferentes níveis de governo, incluindo Estados e Municípios, para promover essa abordagem econômica.

A primeira reunião da Enimpacto contou com a participação especial o Professor Muhammad Yunus, o primeiro economista a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ele é reconhecido internacionalmente por seu revolucionário sistema de microcrédito, que envolve a concessão de pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda, permitindo que eles acessem crédito em instituições financeiras tradicionais.

A visão da Yunus Negócios Sociais ressalta a necessidade de reformular a economia, que tradicionalmente se baseia em organizações orientadas pelo lucro, para uma economia movida pela resolução dos urgentes desafios sociais e ambientais que enfrentamos.

A estratégia envolve órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil na promoção de um ambiente favorável à economia de impacto.

Está disponível até 20 de novembro uma consulta pública para receber contribuições sobre os macro-objetivos, metas e ações que compõem o Plano Decenal 2023-2032 da Enimpacto. Para participar acesse o link clicando aqui.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Tags

negócios de impacto socioambiental aceleração Empreendedorismo negócio socioambiental impacto socioambiental Cursos NIS startups riodeimpacto impacto social positivo negócios de impacto mentoria empreendedorismo social terceiro setor inclusão social PUC-Rio podcast ecossistema de impacto sustentabilidade ambiental Asplande impactosocial inovação social economia de impacto investimento de impacto inovação ONGs negócios de impacto social empreendedoras projetosocial responsabilidadesocial empregabilidade tag nova impacto positivo captação capacitação profissional mulheres empreendedoras incubadora enimpacto serviço público startup de impacto empreendedorismo de impacto soluções socioambientais impacto socioambiental positivo startups de impacto mentorias capacitações incentivo financeiro economia criativa maratona de impacto futuro sustentável mudança social ODS ESG desenvolvimento sustentável tecnologia e inovação projetos de impacto empreendedores de impacto formação empreendedora educação empreendedora meio sustentavel socioambiental gestão de contratos periferia impacto social empreendedorismo feminino Estratégia Calendário Formação Sebrae Rio Oi Futuro projetos de impactos socioambientais investimento de impacto socioambiental sustentabilidade mobilidade urbana programa de inovação soluções inovadoras modelo de negócio biodiversidade germinação impactoambiental educaçãoempreendedora empreendedorsocial mulherempreendedora empreendedorismofeminino mulheresdenegócio capacitaçãoprofissional inclusãosocial