A Enimpacto é oficialmente um projeto nacional de economia de impacto
Publicado em 24/10/2023

A Estratégia de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), estabelecida pelo governo federal brasileiro em 2017, é uma iniciativa que evoluiu para se tornar um ambicioso projeto nacional de economia de impacto. A Enimpacto será liderada por Lucas Ramalho Maciel, Rodrigo Rollemberg e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC.
A Enimpacto reflete uma nova visão de modelo econômico que incorpora responsabilidade social e ambiental buscando não apenas a geração de lucros, mas também a criação de impacto socioambiental positivo.
A estratégia é composta por cinco eixos, que estabelecem os princípios fundamentais para a expansão e consolidação da economia de impacto no Brasil. Esses eixos incluem a mobilização de capital para causar impacto, o aumento do número de negócios de impacto, o fortalecimento das organizações intermediárias, a promoção de um ambiente institucional e regulatório favorável à economia de impacto, bem como a articulação entre diferentes níveis de governo, incluindo Estados e Municípios, para promover essa abordagem econômica.
A primeira reunião da Enimpacto contou com a participação especial o Professor Muhammad Yunus, o primeiro economista a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ele é reconhecido internacionalmente por seu revolucionário sistema de microcrédito, que envolve a concessão de pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda, permitindo que eles acessem crédito em instituições financeiras tradicionais.
A visão da Yunus Negócios Sociais ressalta a necessidade de reformular a economia, que tradicionalmente se baseia em organizações orientadas pelo lucro, para uma economia movida pela resolução dos urgentes desafios sociais e ambientais que enfrentamos.
A estratégia envolve órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil na promoção de um ambiente favorável à economia de impacto.
Está disponível até 20 de novembro uma consulta pública para receber contribuições sobre os macro-objetivos, metas e ações que compõem o Plano Decenal 2023-2032 da Enimpacto. Para participar acesse o link clicando aqui.