Agência do estado do Rio apoia projetos acadêmicos e de pesquisa e negócios de impacto socioambiental
Publicado em 26/05/2023
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) é uma agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do estado do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – que visa estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa por meio de concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores e instituições.
Chamadas e editais são lançados regularmente em apoio a empreendimentos, empreendedores e ecossistemas de inovação em que o campo dos negócios de impacto socioambiental também são contemplados.
Conheça alguns dos projetos apoiados pela Faperj no canal do Youtube da agência:
Projeto “Impacto fora do eixo”
Objetivo: do projeto é estruturar e dinamizar uma rede fluminense de negócios comunitários de impacto social e ambiental positivo no interior do estado do Rio de Janeiro, sobretudo em áreas de maior vulnerabilidade social.
Objetivo: levar conhecimento sobre comunicação digital para empreendedores e lideranças da Rocinha, favela vizinha à Universidade.
ESDI/Uerj: estímulo ao empreendedorismo de impacto socioambiental positivo
Objetivo: A Incubadora de Empresas da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Uerj, ajuda a tornar realidade um hub de empresas com propósito socioambiental positivo – que são aquelas que visam não apenas ao lucro, mas também à solução de problemas sociais e ambientais que afetam o Brasil.
Curso "Empreendedorismo em favela inteligente"
Objetivo: levar aos moradores da Rocinha o saber universitário com o objetivo de torná-los aptos a propor soluções para o desenvolvimento local.
Para saber mais acesse o site da Faperj e se inscreva no canal do Youtube da agência.