Cadastro lançado pelo MDIC dará maior visibilidade a negócios que gerem impactos sociais e ambientais positivos
Publicado em 07/04/2025

Plataforma também permitirá que o governo federal mapeie empresas e empreendimentos de impacto
Com intuito de impulsionar um ecossistema de negócios que contribuam na transição para uma economia mais justa, sustentável e inclusiva, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta quarta-feira (19) o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto). A plataforma que mapeará e dará visibilidade a empresas, iniciativas e atividades comerciais que combinem resultados financeiros com impacto social e ambiental positivo. O Cadimpacto oferece a possibilidade de atrair investimentos e parcerias estratégicas aos empreendedores que se cadastrarem na plataforma.
“O que estamos fazendo é criar uma grande plataforma, uma grande base de dados, que deve conectar todos os empreendedores de modo que possamos tanto reivindicar melhores políticas públicas quanto oferecer uma vitrine de oportunidades de negócios”, detalhou o diretor de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC), Lucas Ramalho, durante o lançamento do cadastro no fórum Impacta Mais, em São Paulo.
Como se cadastrar?
Para participar do Cadimpacto, o empreendedor deve possuir uma conta gov.br e preencher o cadastro pelo computador ou notebook (a plataforma ainda não tem compatibilidade com dispositivos móveis) por meio do seguinte link: https://cadimpacto.mdic.gov.br
É possível realizar o cadastro de empreendimentos de impacto em três níveis: bronze, prata e ouro. No nível bronze, são elencados dados básicos de identificação do empreendimento. A categoria prata pede informações mais detalhadas sobre modelo de negócio, governança e maturidade. Já o nível ouro aborda questões de sustentabilidade financeira e mensuração do impacto.
Os diferentes formulários buscam apurar o grau de maturidade dos negócios, de modo a melhor classificá-los. A plataforma segue rigorosamente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que as informações fornecidas sejam utilizadas exclusivamente para fins de mapeamento e acompanhamento dos negócios de impacto.
Não está incluso no cadastramento a oferta de crédito, financiamento, subsídios ou incentivos fiscais. O registro também não substitui outros cadastros públicos ou privados, nem emite certificações.
Impacta Mais
O lançamento do Cadimpacto ocorreu durante o Impacta Mais, maior fórum nacional de investimentos e negócios de impacto que se encontra em sua quinta edição. Além do cadastro, representantes da SEV/MDIC também trataram de assuntos relacionados ao tema, como o cenário atual da economia de impacto no Brasil e os resultados da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) desde sua reedição, em 2023.
Nesta quinta-feira (20), também deve ocorrer um painel com integrantes da Enimpacto e representantes de 17 estados brasileiros a respeito da consolidação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). Atualmente, Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte já aderiram ao sistema. O painel trará o balanço e perspectivas sobre o processo e a articulação da sociedade civil e das unidades federativas com a Enimpacto.
- - -
* Reprodução na íntegra: “Cadastro lançado pelo MDIC dará maior visibilidade a negócios que gerem impactos sociais e ambientais positivos”
Fonte: site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços