Edital impulsiona iniciativas de desenvolvimento sustentável em áreas rurais e urbanas
Publicado em 12/11/2024
O projeto Teia da Sociobiodiversidade – uma iniciativa que conta com a parceria e recursos do Fundo Socioambiental Caixa (FSA) – vai apoiar 400 organizações de comunidades tradicionais e locais, no campo e nas cidades. Cada projeto pode receber até 100 mil reais para desenvolver iniciativas de negócios da sociobiodiversidade ou que trazem soluções baseadas na natureza.
A Chamada Pública ocorrerá em duas etapas. Neste primeiro edital, serão selecionadas 200 entidades, e o próximo, está previsto para o ano de 2025, mas ainda sem data definida. Os projetos devem se enquadrar em uma das linhas temáticas de apoio: Negócios da Sociobiodiversidade, incentivo a atividades que valorizem a biodiversidade e a cultura local, como hortas comunitárias e agricultura familiar; e Soluções Baseadas na Natureza, apoio a projetos que enfrentem desafios socioambientais locais, como restauração de ecossistemas e criação de parques urbanos.
O projeto destina-se a organizações e associações sem fins lucrativos de todo o Brasil que tenham orçamento institucional, em 2023, de até R$500 mil. Também podem participar associações de comunidades locais ou tradicionais, rurais ou urbanas, com iniciativas de baixo impacto ao meio ambiente que estejam conectadas com as duas linhas temáticas da chamada.
Os projetos podem se inscrever até 16 de dezembro na página oficial.