Estratégia Brasil 2050: Tomada Pública de Subsídios é a primeira etapa de mobilização da sociedade
Publicado em 20/09/2024
A Estratégia Brasil 2050, conforme define a Portaria nº 244 de 7 de agosto de 2024, “tem como objetivo garantir o desenvolvimento nacional sustentável e inclusivo, por meio da redução das desigualdades sociais e regionais, redução da extrema pobreza, a fim de construir uma sociedade livre, justa e solidária”.
O processo de elaboração da proposta da Estratégia Nacional de Longo Prazo, denominada Estratégia Brasil 2050, vai mobilizar parcerias institucionais por meio de um processo participativo com os setores público e privado, sociedade civil e academia, nas três esferas federativas.
A iniciativa, liderada pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN), envolverá atividades como análise situacional e retrospectiva; identificação de megatendências e incertezas críticas; elaboração e análise de estudos temáticos estratégicos; análise de estratégias ou planos nacionais, regionais e setoriais; elaboração do cenário desejado até 2050; e identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A primeira etapa de mobilização da sociedade consiste em uma Tomada Pública de Subsídios (TPS) que visa a coleta de estudos e publicações com propostas para o Brasil a longo prazo.
A Tomada Pública de Subsídios estará disponível até 30 de setembro de 2024. Para participar desse processo, acesse o formulário de envio de estudos e publicações clicando aqui.