Negócio social no Rio de Janeiro coleta e transforma o lixo orgânico
Publicado em 08/10/2024
O Ciclo Orgânico é a primeira empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos residenciais do Brasil, fundada em 2015, pelo engenheiro ambiental, Lucas Chiabi.
Desde o início do projeto, já foram retirados dos aterros sanitários mais de 2.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em mais de 1.800 toneladas de composto orgânico, e com a compostagem desses resíduos, evitaram também as emissões de mais de 2.200 toneladas de CO².
Em média, cada família que participa do Ciclo deixa de mandar 1 caminhão inteiro de resíduos orgânicos para os aterros sanitários a cada 10 anos. Atualmente a empresa atende mais de 4.500 famílias, em mais de 25 bairros do Rio de Janeiro.
Os resíduos são misturados com matéria orgânica seca (resíduos de vegetação e aparas de madeira) e ao longo de 4 a 5 meses os microrganismos produzem o composto orgânico, um adubo natural, rico em nutrientes e excelente para hortas e jardins.
Para isso, contam com três postos de compostagem, um no Parque do Martelo, no Humaitá, e outros dois localizados no Jardim Botânico, e no Leblon. Além disso, ciclistas fazem a coleta de resíduos semanalmente nas residências da cidade do Rio de Janeiro, reduzindo também o impacto de emissão de CO².
Para participar do serviço de compostagem, o Ciclo possui um modelo de assinatura com planos de coleta quinzenal ou semanal de resíduos que incluem um (01) balde para separar o lixo orgânico, um (01) saco compostável por coleta, e ainda pode escolher uma (01) recompensa por mês (saco de adubo ou garrafa de biofertilizante). Também é possível experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.
Durante o mês de outubro, o Ciclo está com uma campanha no perfil do instagram onde cada interação (curtida, comentário, compartilhamento, novo seguidor) mais resíduos orgânicos serão desviados dos aterros sanitários.
Para conhecer mais sobre essa iniciativa acesse o site do Ciclo Orgânico.