O Observatório dos Negócios de Impacto do Rio foi destaque no Podcast ClubCast
Publicado em 25/10/2024
A professora Inessa Salomão, idealizadora do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do estado do Rio, foi convidada do podcast ClubeCast, apresentado por Rafael Ponzi, o CEO do Club Empreendedor Brasil.
O episódio abordou o que são os negócios de impacto socioambiental, como funcionam as dinamizadoras, e sobre a forma como as iniciativas empreendedoras estão moldando positivamente o estado do Rio de Janeiro, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e impactando a sociedade.
Os negócios de impacto são empresas que têm como objetivo gerar impacto socioambiental e lucro de forma sustentável. Eles se caracterizam por desenvolver soluções para problemas sociais e ambientais, e operar de forma sustentável, seguindo a lógica de mercado.
“Negócios de impacto têm várias definições e uma lei de 2019, no estado do Rio de Janeiro, que define o que são esses negócios. Tem que ter CNPJ, funciona de acordo com a regras do mercado, vende produto e/ou serviço, pode ser uma associação, uma cooperativa, uma fundação, ou uma empresa. E o segundo passo é ter um propósito, e trazer um impacto positivo para a sociedade, podendo ser ambiental ou social”, explicou a idealizadora do Observa Rio.
Segundo Inessa Salomão, se o empreendedor reconhece que o serviço e/ou produto da sua empresa gera uma contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ele mede o impacto positivo obtido, então ele é um empreendedor de impacto.
O Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro é uma Iniciativa do ITESS/CEFET-RJ e do Rio de Impacto com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF).
A plataforma oferece um mapeamento georreferenciado apresentando como os negócios de impacto social (NIS) e as dinamizadoras estão dispostas no estado e as diferenças de cada município que a pesquisa já abrangeu. Ao facilitar esta conexão, o Observatório ajuda no aperfeiçoamento destes empreendimentos, no incremento do suporte oferecido aos empreendimentos e na criação e fomento de políticas públicas.
“O projeto, que já tem dois anos, foi iniciado na pandemia, de forma online, buscando informações nas redes sociais e nos principais sites de busca. A segunda etapa, com o fim da pandemia, aconteceu participando de eventos para identificar novos empreendedores. E agora, temos formulários online, para o auto preenchimento de Negócios de Impacto Sócio Ambiental (NIS) e Dinamizadoras (aceleradores e incubadoras), disponíveis na página do Rio de Impacto”, contou Inessa.
Para uma empresa, associação, MEI ou cooperativa para fazer parte do mapa virtual de negócios de impacto social e ambiental de todo estado do Rio de Janeiro acesse o site oficial do Observa Rio.
A entrevista na íntegra está disponível na página do YouTube do ClubCast.