PUC-Rio reúne instituições de impacto para fortalecer redes de inovação
Publicado em 12/04/2025

Nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2025, será realizado o evento “Fortalecendo Redes de Inovação Socioambiental”, na PUC-Rio. O objetivo é fomentar a colaboração entre diferentes atores dos ecossistemas de impacto e de inovação que promovem o desenvolvimento sustentável no Brasil. A iniciativa reunirá especialistas, gestores públicos e privados, empreendedores, acadêmicos, investidores e representantes da sociedade civil para compartilhar boas práticas, discutir desafios e identificar oportunidades no campo da inovação voltada à sustentabilidade.
A programação prevê uma série de atividades presenciais e online, com debates, sessões de pitch, lançamento de publicações, visitas técnicas e rodas de conversa. Entre os temas que serão discutidos estão o papel das redes colaborativas na inovação, a mobilização de recursos para causas socioambientais, o uso de ciência de dados e evidências na formulação de soluções, o empreendedorismo de impacto, e o potencial de territórios periféricos como espaços de inteligência e transformação social.
As atividades ocorrerão no Auditório Padre Anchieta e na Casa da Inovação da PUC-Rio e no Parque da Cidade. O evento faz parte da agenda do Movimento Rio de Impacto e está sendo organizado pela PUC-Rio, com o apoio do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do RJ, do Hub pela Erradicação da Pobreza (HubEP), do LUVAS (Laboratório Vivo de Educação Ambiental e Sustentabilidade) e da Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AAA/PUC-Rio), com apoio da FAPERJ. "Concebemos esse encontro dentro da estratégia da PUC-Rio de atuação como parque de inovação socioambiental", explica Gustavo Robichez, Coordenador Central de Parcerias e Inovação da PUC-Rio.
Segundo Geiza Rocha, coordenadora do Movimento Rio de Impacto, que articula instituições dinamizadoras de negócios de impacto socioambiental no estado, o evento é uma oportunidade estratégica para fortalecer conexões e acelerar transformações reais. “É fundamental promover espaços de diálogo onde diferentes setores possam se encontrar, trocar experiências e cocriar soluções para os desafios que enfrentamos. A sustentabilidade exige inovação, mas também exige rede, articulação, escuta e compromisso coletivo”, afirma.
* Edit.: em 23/04/2025