FAQs

FAQs

1. O que é o Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro?

O Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro é um programa de apoio a projetos de Empreendedorismo de Impacto Socioambiental (EIS) com foco em dar visibilidade a esses negócios. Uma iniciativa do ITESS/CEFET-RJ e do Rio de Impacto com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF). Nosso foco é ser um hub que conecta agentes responsáveis por iniciativas de impacto social e as instituições que apoiam essas iniciativas. A partir da informação distribuída pelo Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro todos estes atores podem entender melhor o seu papel, se conectarem e se unirem em iniciativas em prol de inovações sociais e ambientais.

2. O que são negócios sociais/ negócios de impacto?

Segundo Lei Estadual Nº 8.571, de 16 de outubro de 2019, que institui a Política estadual de investimentos e negócios de impacto social, negócios sociais ou de impacto são “empreendimentos que visam a gerar impactos socioambientais deverão atuar na promoção do bem-estar da comunidade em que atuam em âmbito local e estadual, nas áreas de defesa do meio-ambiente; do consumidor e da livre - concorrência; bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e da ordem urbanística; interesses difusos ou coletivos; honra, igualdade de gênero e dignidade de minorias; patrimônio público e social; interesses dos seus trabalhadores e fornecedores, devendo observar regras específicas de transparência e governança, nos termos desta lei.”

3. O que são dinamizadoras?

Dinamizadoras são organizações que apoiam a jornada de empreendedores e investidores que atuam com ações de impacto socioambiental. O auxílio pode vir de diferentes formas com a infraestrutura de redes, plataformas de formação e conexão, ações de reconhecimento, publicidade voltada para os NIS, e até mesmo criando condições para a replicação de boas práticas. As dinamizadoras são referidas na Lei Estadual nº 8.571, de 16 de outubro de 2019 como organizações intermediárias.

4. O que é o ecossistema dos negócios de impacto social e ambiental?

Um ecossistema dos negócios de impacto social e ambiental nada mais é que rede de atores (empresas, governos, universidades, ONGs) e recursos (capital, talento, infraestrutura) que interagem para promover a inovação tecnológica e social em um determinado contexto ou região.

5. Por que devo me inscrever no Observatório NIS?

Inscrevendo-se no Observatório NIS seu negócio ou dinamizadora estará mapeado entre as iniciativas de impacto socioambiental do Estado do Rio de Janeiro. A visibilidade do ecossistema permite e facilita a promoção de ações integradas entre as dinamizadoras e o apoio de políticas públicas que poderão ajudar a alavancar seu negócio.

6. Como se inscrever na plataforma do Observatório NIS?

Para se inscrever no Observatório NIS, clique em faça parte do menu deste site. Escolha entre NIS ou Dinamizadora e cadastre-se.

7. O meu empreendimento aparece imediatamente na plataforma após o autopreenchimento?

Não, ainda será necessária uma entrevista para confirmação e aprofundamento das informações de forma que elas possam ser ainda mais detalhadas e validadas pela equipe para a publicação na plataforma.

8. O que é possível acessar de informações nessa plataforma?

A plataforma oferece um mapeamento georreferenciado dos negócios de impacto social (NIS) e das dinamizadoras, mostrando como elas estão dispostas no estado e as diferenças de cada município que a pesquisa já abrangeu. As informações públicas disponíveis estão organizadas por área de atuação e são nome do empreendimento, ano de fundação, telefones de contato, sites e redes sociais, endereço, as causas que atuam e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na qual está inserido e se possuem apoios de dinamizadoras ou investidores.

9. O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

A Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova York em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, respeitando os limites do planeta. Este plano global está registrado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. Desde então, pessoas, governos e sociedade vêm se esforçando para responder a essa agenda e contribuir para o alcance das metas e objetivos.

10. Como posso saber se meu NIS/Dinamizadora está mapeado?

Vá na área “Ecossistema” do site riodeimpacto.com.br e procure por ela dentre as iniciativas já cadastradas no menu correspondente. Você pode filtrar por Causa, Localização, Público-Alvo ou pelo nome de A-Z. Se ela não estiver lá entre em Faça Parte e preencha o formulário.

11. Como posso verificar dados e/ou atualizar minha logomarca?

Caso seu NIS/Dinamizadora já esteja mapeado, você pode verificar todos os dados que estão públicos, como Nome, Redes Sociais, logo, e ODS que contribui, por exemplo. Se encontrar algum erro ou quiser complementar as informações, entre em contato com a equipe do observatório através do email: projeto.hubconexao@gmail.com

12. Como posso entrar em contato com o Observatório NIS?

Qualquer pessoa, negócio de impacto social e ambiental ou organização pode entrar em contato com o Observatório através do email projeto.hubconexao@gmail.com ou por meio do formulário de contato do site.

13. É necessário responder a uma entrevista?

Sim, as entrevistas são fundamentais para a coleta e confirmação dos dados mapeados, garantindo assim a qualidade e confiabilidade das informações.

14. Como faço para marcar a entrevista de observação?

Você pode marcar a entrevista respondendo ao contato da equipe do Observatório NIS por email, whatsapp ou telefone. O seu NIS ou dinamizadora pode, ainda, entrar em contato através do email projeto.hubconexao@gmail.com e através do formulário de contato do site se quiser agendar uma conversa.

15. O que acontece com os dados fornecidos durante o preenchimento do formulário de inscrição no Observatório NIS?

O uso de dados do projeto obedece à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os dados do mapeamento exibidos no site são os dados públicos que estão nas redes sociais e plataformas da Receita Federal. Dados da entrevista (observação) são usados para fins estatísticos e ficam armazenados em nosso banco de dados. O observatório não vende dados e não os divulga sem consentimento expresso dos entrevistados. O uso de dados por parceiros do Rio de Impacto pode ser restringido a qualquer momento. Mantendo o e-mail atualizado, o NIS/dinamizadora tem acesso às mudanças da política de dados.

16. O que é o Rio de Impacto?

O Rio de Impacto é uma rede de apoio aos NIS do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2016, o movimento reúne organizações intermediárias do Estado do Rio de Janeiro que facilitam e fomentam políticas de apoio aos NIS, conectam e apoiam a aproximação entre os protagonistas do ecossistema de impacto.

17. Como posso conhecer mais sobre o Rio de Impacto?

Acesse nosso site www.riodeimpacto.com.br e inscreva-se em nossas redes sociais para acompanhar nossas ações e ficar por dentro dos eventos, atividades e encontros promovidos pelo movimento.