Empreendimentos de impacto do setor de moda transformam desafios da pandemia em oportunidades de vendas online

Publicado em 02/07/2021
Card image cap

A edição de junho da Roda de Conversa sobre os desafios da pandemia com empreendedores de impacto apresentou, nesta quarta (29/06), dois negócios liderados por mulheres negras que utilizam a moda como ferramenta de empoderamento. Em comum elas relataram que, apesar do impacto inicial, a crise da Covid-19 transformou-se em oportunidade de expandir seus empreendimentos para o mundo virtual, abrindo novos canais de venda e atingindo também novos consumidores.

De acordo com Cintia Pereira, idealizadora do Tendência Black, que traz estampas com escritos de poder para o povo preto, a pandemia fortaleceu as redes de apoio e foi um momento de reinvenção. “Essa troca com a rede foi essencial para conhecer outras histórias, saber que não estávamos sozinhos, e pensar em como trabalhar em conjunto, com uma nova visão de futuro”, explicou. Para ela, que participava apenas de feiras presenciais, viu o negócio crescer com o comércio online.

“Foi assustador saber que as feiras não mais aconteceriam por conta das medidas restritivas já que 80% da capacidade financeira do Tendência Black vinha dessa forma de venda. Porém, as redes sociais não me deixariam falir e ainda me possibilitaram aumentar a carteira de clientes e criar um novo formato de feira online”, contou.

Para a empreendedora Rosilene Macedo, da Piabas Moda, confecção de roupas de moda praia em tecido afro, o momento de pandemia também foi de capacitação. “Aproveitei o momento para estudar mais o meu negócio e trabalhar a minha visão empresarial, já que a minha empresa se resumia a uma pessoa só. Consegui estruturar melhor o meu empreendimento e estou construindo uma nova mão de obra para me ajudar a expandir ainda mais”, detalhou.

Tanto Rosilene quanto Cintia trabalham agora na construção de um site próprio para as marcas e vislumbram um futuro melhor para seus negócios no pós-pandemia. “A pandemia me fortaleceu porque agora eu sei vender no presencial e também no online”, afirmou Cintia. Já Rosilene destacou a visibilidade das redes. “Consegui ultrapassar as fronteiras e agora consigo vender também para outros estados, abrindo novas portas. Essa é a realização de um sonho de oferecer a moda com o conceito de cultura e ancestralidade para diversos lugares”, finalizou.

A Roda de Conversa é um encontro mensal, que faz parte da agenda do Movimento Rio de Impacto, e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Tags

rio de impacto ecossistema de impacto negócios de impacto socioambiental aceleração negócios de impacto impacto socioambiental NIS empreendedorismo social formação empreendedora negócio socioambiental Empreendedorismo impacto social positivo desenvolvimento sustentável terceiro setor empreendedorismo de impacto ONGs Cursos capacitação profissional negócios de impacto social riodeimpacto startup de impacto sustentabilidade economia de impacto aceleração social inclusão produtiva investimento de impacto tecnologia e inovação organização da sociedade civil empreendedores de impacto OSCs Startups Brasil ODS startups soluções inovadoras economia circular inclusão social inovação social ciência e tecnologia projetos de impacto empreendedoras pequenos negócios educação empreendedora Sebrae Rio sustentabilidade ambiental biodiversidade economia criativa mentoria mudanças climáticas Inteligência Artificial Asplande negócio social responsabilidade social capacitação empreendedora finanças sustentáveis inovação tecnológica pequenas empresas lideres empreendedores ESG impacto social programa de aceleração ongs brasil organizações de impacto inovação Oi Futuro PUC-Rio educação profissional podcast capacitação de impacto impacto socioambiental positivo sustentabilidade financeira 5CNCTI ecossistema de inovação impactosocial empreendedorismo feminino mobilidade urbana mulheres empreendedoras negócios inovadores mulher empreendedora habilidades digitais empoderamento feminino planejamento estratégico gestão estratégica negocios sociais Casa Firjan Conecta Lab aceleração de startup Sitawi Prêmio Sebrae Startups Sebrae diversidade e inovação energia verde alternativas sustentaveis Economia Verde socioambiental gestão de contratos periferia Estratégia Calendário Formação projetos de impactos socioambientais investimento de impacto socioambiental programa de inovação modelo de negócio germinação impactoambiental educaçãoempreendedora empreendedorsocial mulherempreendedora empreendedorismofeminino mulheresdenegócio capacitaçãoprofissional inclusãosocial projetosocial responsabilidadesocial empregabilidade tag nova impacto positivo captação incubadora enimpacto meio sustentavel soluções socioambientais startups de impacto mentorias capacitações incentivo financeiro maratona de impacto futuro sustentável mudança social meio ambiente organizações sem fins lucrativos empresas inovadoras promoção da saúde investimento responsável MudançaClimática ONU Brasil dia internacional da mulher OSC projetos sociais Yunus Negócios Sociais CIEDS projetos de inovação expansão de impacto Sebrae Startups Objetivos de Desenvolvimento Sustentável projetos sociais e ambientais OCS Instituto Ekloos oportunidades de negócios rodadas de negócios empreendedorismo nas favelas impacto ambiental positivo negócio inovador transformação social CiênciaeTecnologia captação de recursos iniciativas de impacto serviço público projetos de pesquisa Cidades Inteligentes Desenvolvimento Social e Sociocultural 8 de março dia da mulher negócios sustentáveis impacto ambiental Shell Iniciativa Jovem Jovem Empreendedor aceleração de negócios organizações sociais organizações não governamentais