Governo Federal institui marco regulatório que promove negócios de impacto socioambiental

Publicado em 22/08/2023
Card image cap

O governo lançou no último dia 16 de agosto o Decreto n. 11.646/2023 que cria a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e também o Comitê de Economia de Impacto, órgão consultivo especializado em economia de impacto. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC, por meio da sua Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria e do seu Departamento de Novas Economias. A medida define parâmetros para uma ampla articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil na promoção de um ambiente favorável à economia de impacto.

O decreto denomina "economia de impacto" como uma modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas socioambientais. Uma característica essencial que diferencia os negócios de impacto é a intenção e o objetivo de gerar impacto socioambiental positivo.

A Enimpacto atua com base em cinco eixos estratégicos: ampliação de oferta de capital, o aumento do número de negócios de impacto, fortalecimento das organizações intermediárias, promoção de um macroambiente institucional e normativo favorável à economia de impacto, e a promoção da articulação entre estados e municípios. As ações previstas focam em fundos de impacto, cursos de capacitação, programas de aceleração de startups, programas universitários e legislações específicas para o setor.

Segundo dados divulgados pelo MDIC, em todo o mundo são estimados investimentos de impacto social acima de US$ 1,1 trilhão. O governo federal projeta o crescimento dessas atividades no Brasil devido à pressão de investidores e ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a Economia de Impacto.

Para informações adicionais sobre a Enimpacto, acesse o site oficial.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Tags

negócios de impacto socioambiental aceleração Empreendedorismo negócio socioambiental impacto socioambiental Cursos NIS startups riodeimpacto impacto social positivo negócios de impacto mentoria empreendedorismo social terceiro setor inclusão social PUC-Rio podcast ecossistema de impacto sustentabilidade ambiental Asplande impactosocial inovação social economia de impacto investimento de impacto inovação ONGs negócios de impacto social empreendedoras projetosocial responsabilidadesocial empregabilidade tag nova impacto positivo captação capacitação profissional mulheres empreendedoras incubadora enimpacto serviço público startup de impacto empreendedorismo de impacto soluções socioambientais impacto socioambiental positivo startups de impacto mentorias capacitações incentivo financeiro economia criativa maratona de impacto futuro sustentável mudança social ODS ESG desenvolvimento sustentável tecnologia e inovação projetos de impacto empreendedores de impacto formação empreendedora educação empreendedora meio sustentavel socioambiental gestão de contratos periferia impacto social empreendedorismo feminino Estratégia Calendário Formação Sebrae Rio Oi Futuro projetos de impactos socioambientais investimento de impacto socioambiental sustentabilidade mobilidade urbana programa de inovação soluções inovadoras modelo de negócio biodiversidade germinação impactoambiental educaçãoempreendedora empreendedorsocial mulherempreendedora empreendedorismofeminino mulheresdenegócio capacitaçãoprofissional inclusãosocial