8º Seminário de Investimentos e Negócios de Impacto discute o papel dos Observatórios
Publicado em 04/06/2024
Diálogo, troca e crescimento. O 8º Seminário de Investimentos e Negócios de Impacto tem como tema “O papel do Observatório no desenvolvimento de redes”. É um evento gratuito e on-line que contará com a presença de dinamizadoras, empreendedores e membros da academia.
“Nessa edição, o foco está no lançamento do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro e no debate sobre a sua importância para o fortalecimento dos negócios de impacto fluminenses”, explica a coordenadora do Rio de Impacto Geiza Rocha. Ela enfatiza, ainda, que seguindo a tradição, o encontro também apresenta uma atualização do cenário dos negócios no país, e a importância de fortalecermos nossa atuação nesse momento.
Já confirmaram presença no evento o coordenador da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), Lucas Ramalho, e a professora e pesquisadora Mari Regina Anastacio, da PUC do Paraná, que apresentarão suas perspectivas em relação ao cenário dos negócios de impacto no país. O evento contará ainda com a reexibição da cerimônia de lançamento do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do estado do Rio de Janeiro, que ocorreu no fim de março na Casa da Inovação, da PUC-Rio, e que reuniu atores importantes do ecossistema para conhecer as funcionalidades da plataforma, já disponível ao público no site do Rio de Impacto.
“O Observatório mais que um projeto é legado para o estado do Rio em termos de política pública. Um trabalho de dois anos de mapeamento e observação. O mapa está lindo e já possui 57 dinamizadoras e 387 negócios de impacto social e ambiental validados no Estado do Rio. E continuamos trabalhando esta plataforma todo o dia. Não queremos deixar ninguém de fora”, conta a professora Inessa Salomão, idealizadora do Observatório NIS.
Para fechar o encontro, as dinamizadoras Asplande e Sebrae-RJ falarão sobre seus programas e agenda. Empreendedores acelerados por ambas também apresentarão os seus negócios e desafios para crescer. “Essa parte do evento é sempre emocionante e importante pois mostra a força das instituições que atuam no ecossistema, bem como seu impacto junto aos empreendedores”, explica Geiza.
O seminário é uma inciativa que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Serviço:
8º Seminário de Investimentos e Negócios de Impacto
“O papel do Observatório no desenvolvimento de redes”
Dia: 10 de junho - 10h às 15h
Local: youtube.com/riodeimpacto
Inscrições: https://www.bit.ly/8_Seminario_Invest_NegociosImpacto
Programação:
10h – Abertura: Estratégia Nacional de Economia de Impacto e seus desdobramentos no território brasileiro
• Lucas Ramalho Maciel, diretor de novas economias da secretaria de economia verde, descarbonização e bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
10:50 – Novidades no cenário dos Negócios de Impacto Social e Ambiental
• Mari Regina Anastácio, pesquisadora e professora na escola de negócios da PUC-PR.
11:25 – Reexibição da Cerimônia Lançamento do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do estado do Rio de Janeiro
Apresentação: Inessa Salomão, diretora do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro
Mesa de Abertura:
- Lucas Ramalho Maciel, Enimpacto e MDIC
- Gustavo Robichez de Carvalho, Assessor de Inovação da Coordenação Central de Parcerias e Inovação (CCPIN), Casa da Inovação
- Marcelo Corenza, assessor de Tecnologia da FAPERJ
- Maurício Saldanha Motta, o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ)
- Juliette Antunes, Coordenadora da área de Educação do Sistema B
- Juliana Oliveira, Sebrae-RJ
- Carolina Andion, coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis
“O Observatório de Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro: o portal e suas potencialidades”, Inessa Salomão, diretora do Observatório.
- Participação do Público
13:40 – Momento Dinamizadores & Empreendedores: SEBRAE-RJ
- Juliana Oliveira (SEBRAE-RIO)
- Claudina Ozorio (Ori_ente.si)
- Patrícia Goreti (Rosa Madeira Acessórios)
14:20 – Momento Dinamizadores & Empreendedores: ASPLANDE
- Mediação: Geiza Rocha (Rio de Impacto)
- Dayse Valença (Asplande)
- Alexandra Souza (Top Fit Saudáveis)
- Juliana Carlos Asas (Inclusão de Mulheres Autistas)
15:00 – Encerramento.
Sobre o Rio de Impacto
O Rio de Impacto é uma rede de apoio aos NIS do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2016, reúne organizações intermediárias do Estado do Rio de Janeiro que facilitam e fomentam políticas de apoio aos NIS, conectam e apoiam a aproximação entre os protagonistas do ecossistema de impacto.