ESPM lança a 2ª edição do Prêmio cRio de Economia Criativa
Publicado em 09/07/2025

Objetivo do Prêmio cRio
Criado para reconhecer e estimular o desenvolvimento da economia criativa no Rio de Janeiro, o Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa valoriza estudos, pesquisas e empreendimentos inovadores de diferentes setores, promovendo a diversidade cultural, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social. A iniciativa busca destacar projetos que contribuem para o crescimento sustentável e para o fortalecimento da cultura e do empreendedorismo criativo na região.
A Força da Economia Criativa
A economia criativa representa 3,1% do PIB brasileiro, sendo mais relevante que o setor automotivo. São aproximadamente 7% dos trabalhadores do país atuando nesse setor, que movimentou cerca de R$ 230 bilhões em 2020. De 2012 a 2020, o setor cresceu 78%, superando o crescimento da economia como um todo (55%). Além disso, a economia criativa se destaca por sua capacidade de integrar-se aos setores tradicionais da economia, fomentando inovação, cultura e desenvolvimento sustentável.
A ESPM, a co.liga e o cRio
A ESPM reconhece a importância do campo da economia criativa como um vetor de desenvolvimento para o Rio de Janeiro. O Programa de Pós-graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) da ESPM Rio é referência nacional, consolidando-se como um centro de geração de conhecimento e formação de profissionais de excelência na área. A parceria com a Co.liga, a escola digital de Economia Criativa da Fundação Roberto Marinho, reforça esse compromisso com a inovação e o desenvolvimento do território.
Sobre a co.liga
A co.liga, escola virtual de economia criativa com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho, pode ser acessada em coliga.digital. São ao todo 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Gastronomia, Moda, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da economia criativa. A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem a Motiva, por meio do Instituto CCR, como parceira mantenedora. De acordo com dados do projeto, quatro entre dez estudantes tiveram uma oportunidade de trabalho remunerado após a conclusão das aulas. A co.liga também já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para as juventudes, especialmente das classes C, D e E.
Categorias de Premiação
O prêmio contempla diversas categorias, incluindo:
1. Estudos e Pesquisas Reconhecimento de teses, dissertações e produtos técnicos que abordam a economia criativa na cidade do Rio de Janeiro, valorizando os princípios da diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social.
2. Empreendimentos Criativos Valorização de startups, negócios e projetos inovadores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que atuam com bens, serviços ou experiências, promovendo inovação e inclusão social.
3. Ambiente & Clima Reconhecimento de projetos e tecnologias sociais inovadoras voltadas ao enfrentamento da emergência climática e ao desenvolvimento sustentável, promovendo impacto social e ambiental.
Inscrições prorrogadas até dia 21 de julho.
- - - - - - - -
Reprodução na íntegra: “Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa”
Fonte: https://conteudo.agosocial.com.br/btg-soma-empreendedorismo